Desenvolvido e implementado pela Seal Telecom, projeto de modernização do registro de sessões do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) vence premiação

Há três anos, quando iniciou suas atividades no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Ive Alencar, coordenadora do setor de Gravações e Registro, vinculado à Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça, percebeu que era preciso iniciar um programa de modernização das sessões de julgamento do 2o grau, pois os equipamentos utilizados estavam ultrapassados e não eram mais eficientes para o momento atual.

Por conta disso, o TJBA abriu a licitação para a modernização da sessão de julgamento, em que a Seal Telecom, integradora de soluções para a transformação da justiça, foi a ganhadora para o desenvolvimento e implementação do projeto de automação de processos.

Agilidade: de três meses para 72 horas

“Com a implementação da solução Conecta, um sistema inteligente que propõe agilidade e automação aos processos, desenvolvido pela Seal Telecom, conseguimos obter, a qualquer momento, um resumo do que aconteceu em cada julgamento, como também pesquisar e identificar cada  processo por meio de seu número. O que era feito em cinco horas, hoje, é realizado em dois minutos. Antes da automação, trabalhávamos com notas taquigráficas e lidávamos com a escassez de mão de obra e a demora para na execução das tarefas. O Tribunal Pleno, por exemplo, demorava cerca de três meses para ser transcrito. Agora, temos acesso em, no máximo, 72 horas. É um grande avanço para os tribunais e para os juristribunados, pois agora conseguem assistir ao vivo às sessões de julgamento e ter acesso ao áudio e vídeo, quando necessário”, explica Ive Alencar.

A modernização nos julgamentos levou o TJBA a ganhar o Prêmio PMI Bahia Melhores do Ano, na categoria melhor projeto, que teve como gerente a PMP (Gerente Profissional de Projetos), Nildete Gavazza, também premiada pela condução do projeto. “Esse reconhecimento, sem dúvida, se deve à implementação do Conecta junto com a automação do sistema completo, incluindo a instalação das câmeras e microfones, que trouxe ainda mais qualidade ao trabalho realizado pelo setor. A Seal Telecom foi fundamental para a excelência no resultado final deste projeto. Contamos com total apoio e consultoria dos profissionais”, acrescenta a coordenadora.

Ive conta que quanto mais intimidade estabelecem com a tecnologia implementada, mais ganhos obtém. “Para facilitar o trabalho dos advogados, conseguimos colocar cronômetros para que eles possam saber quanto tempo têm disponível e, assim, administrar as audiências. Isso é possível porque a Seal personalizou a solução para atender uma necessidade nossa”, explica.

Automação dos processos

“O Seal Conecta vem sendo desenvolvido há mais de uma década a fim de facilitar a rotina da justiça. “Muito antes do CNJ regulamentar e incentivar a gravação digital de audiências através de áudio e vídeo, já estamos desenvolvendo e implantando sistemas Seal Conecta nos mais importantes tribunais do Brasil e, estes, estão transformando digitalmente a justiça brasileira”, explica Alexandre Novakoski, VP of RTD Solutions for Digital Transformation da Seal Telecom.

“Cada ano investimos mais em P&D de soluções por meio de nosso escritório criativo que tem a missão de imaginar, criar e desenvolver as soluções para o futuro da justiça brasileira. Tudo isso faz com que o Seal Conecta seja, hoje, considerado a solução mais moderna do mundo para gravação, indexação, armazenamento, transcrição e distribuição de audiências”, complementa.

Com fácil integração com todos os bancos de dados e sistemas judiciais eletrônicos, o software conta com oito módulos que podem atender às mais específicas necessidades da justiça brasileira. Dentre elas está a distribuição de gravações para acessos restrito, a realização de audiência à distância por meio de videoconferências, ou até mesmo a transcrição automática de áudio para texto.

Além disso, o Seal Conecta possui uma interface moderna de fácil utilização, permitindo a gravação dos vídeos em diversos formatos, podendo também ser acessado remotamente, via internet.

 Segurança

O Seal Conecta foi desenvolvido para ser utilizado em ambiente de missão crítica, fazendo com que a atividade fim de qualquer tribunal ou delegacia seja executada sem falhas e interrupções. Além disso, a sua arquitetura foi criada para que propicie alta segurança às gravações, anexando-as a um certificado digital contra violação e permitindo que o armazenamento seja realizado em infraestrutura de armazenamento próprio no local da gravação, em gravação centralizada, em armazenamento na nuvem ou nas três opções simultaneamente.

A captura e a gravação digital fornecidas pelo Seal Conecta são fundamentais para a agilidade da justiça e para o acesso à informação. E para garantir que a solução esteja sempre em operação plena, a Seal Telecom também disponibiliza todo o suporte necessário, incluindo, consultoria de implantação, NOC de monitoramento, atualizações e evoluções contínuas no sistema e manutenções preventivas e corretivas com ação imediata 24×7.

Atualmente, o Seal Conecta está nas as entidades de justiça mais importantes do Brasil como Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público Federal (PGR/MPF), Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJSC), Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF2),  entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s