Microfones sem fio e sistemas in-ear da Shure se destacam no Billboard e no Latin Billboard

urante duas semanas consecutivas em Las Vegas, a revista Billboard apresentou seus dois maiores shows de premiação para homenagear as gravações mais bem-sucedidas do ano passado. O Latin Billboard foi apresentado em 25 de abril pela atriz Gaby Espino no Mandalay Bay Events Center e transmitido ao vivo pela Telemundo. Na quarta-feira seguinte, 1.º de maio, foi a vez de Kelly Clarkson apresentar o Billboard Music Awards pela rede de TV NBC diretamente do MGM Grand Garden Center Arena.

Essas celebrações de sucesso contaram com a presença de muitos artistas e equipes diferentes, mas tiveram importantes elementos de produção em comum: ambos os eventos utilizaram microfones sem fio Axient® Digital e os sistemas de monitores pessoais in-ear PSM1000 da Shure para os artistas.

O Shure PSM1000 foi a escolha principal dos artistas para os monitores pessoais. Responsável pela mixagem musical, Eric Schilling trabalhou nos dois eventos mixando todas as apresentações do Latin Billboard e alternando com as mixagens de Paul Sandweiss no Billboard Music Awards da semana seguinte. Tanto em um show como no outro, Tom Holmes ficou a cargo da mixagem da produção para a transmissão, e a ATK Audiotek atuou como fornecedora principal de P.A. e amplificação de palco.

É claro que sempre disponibilizamos os microfones sem fio preferidos dos artistas, mas o Axient Digital se tornou o eixo central desses shows de premiação”, observa Eric Schilling. “Nós simplesmente não tivemos nenhuma falha ou reclamação, e a qualidade do som é incrível.”

Para o Billboard Music Awards, o projeto e a coordenação dos microfones sem fio foram fornecidos pela Soundtronics, com 20 canais de Axient Digital aliados a 10 canais de Microfone UHF-R®, ambos da Shure. Já para o evento latino, o Frequency Coordination Group (FCG) de Orlando assumiu a transmissão sem fio e forneceu 24 canais de Axient Digital e quatro de Axient analógico.

Nos prêmios Latin Billboard, o Axient Digital foi o principal microfone durante e após as apresentações, com seis canais para nossos quatro apresentadores com transmissores ADX2FD reforçados”, conta Brooks Schroeder do FCG. “Utilizamos um ponto de acesso ShowLink® para controlar remotamente os transmissores desses canais e alterar as frequências se necessário.” A anfitriã Gaby Espino e os apresentadores Bad Bunny, Carlos Vives, Marc Anthony e Luis Fonsi utilizaram esses canais sem fio.

Além disso, o projeto de sistema de Schroeder utilizou a matriz de distribuição de antenas MAT288 da Wisycom, que por sua vez se ramificou para os divisores de antena AXT630 da Shure em todos os equipamentos de radiofrequência. No monitoramento, todos os sistemas PSM1000 foram roteados por meio de combinadores PA821 da Shure. O monitoramento IFB para os apresentadores e repórteres da Telemundo foi totalmente realizado com sistemas de monitores pessoais in-ear PSM900 da Shure.

No Billboard Music Awards, a apresentadora e cantora Kelly Clarkson utilizou o microfone de mão Axient Digital AD2/KSM9HS durante toda a programação, tanto na apresentação do evento como em sua performance musical. O transmissor AD2 também foi utilizado em um medley composto de grandes sucessos da carreira de Mariah Carey, vencedora do “Billboard Icon Award”, além das apresentações de Jonas Brothers, Halsey, Khalid, Maluma e dos endorsers da Shure Tori Kelly, Dan + Shay e Panic! at the Disco.

Estiveram entre os artistas dos prêmios Billboard latinos que utilizaram os microfones de mão Axient Digital AD2 em suas apresentações o 11 vezes vencedor e “Artista do Ano” Ozuna, que cantou com uma cápsula do KSM9HS, além de Marc Anthony e Sebastián Yatra com Reik e Becky G. O AD2/BETA58 foi o microfone preferido para os números musicais dos vencedores dos Billboard latinos Anuel AA, Banda MS, Romeo Santos, Daddy Yankee e Nicky Jam. J Balvin, Luis Fonsi, Adriel Favela, Javier Rosas, Sean Paul, Anitta, El Guincho, Kany García, Pedro Capó, Fonseca, Daddy Yankee e DJ Snake também se apresentaram com transmissores AD2.

A equipe do Frequency Coordination Group ficou muito satisfeita com o resultado. “Dos programas televisivos de auditório ao tapete vermelho — os prêmios Latin Billboard propriamente ditos — e até mesmo após o show, tudo saiu perfeito”, afirma Schroeder. “O sistema sem fio inteiro não apresentou nenhuma falha ou problema. Tivemos um show excelente.”

Eric Schilling concorda com essa avaliação. “Realizar esses dois shows Billboard em sequência é um grande desafio, mas com os sistemas sem fio da Shure, eu nunca tive nenhum problema”, ele garante. “Quando estou lá no caminhão mixando, fico sempre feliz ao ver o Axient Digital no palco.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s