Os desafios e soluções para sonorização de templos religiosos

Por Michelle Assis, BSS COM

 

A fé cristã é levada muito a sério, no Brasil, e move milhões de pessoas aos cultos e igrejas semanalmente.

O problema, em questão, está em propor uma verdadeira experiência à altura do que buscam os fiéis e seus líderes religiosos, principalmente no que diz respeito aos desafios encontrados para sonorizar perfeitamente os templos.

Dessa maneira, resolvemos reunir, no post de hoje, os principais desafios que profissionais se deparam, nos seus projetos de sonorização de igrejas, e algumas soluções para tais dificuldades. Confira!

A inadequação acústica dos templos e igrejas

Líderes religiosos têm como preocupação imediata, ao ver seus cultos cada vez mais cheios, em acomodar os fiéis de maneira confortável e atrativa, para que todos possuam visão privilegiada dos seus lugares.

Isso, entretanto, pode conflitar diretamente com a sonorização da igreja, já que a maioria dos prédios não é construída para tal propósito, mas adquirida de um empreendimento que possuía outras finalidades.

Assim, a sonorização é inadequada ao propósito que líderes religiosos buscam para o ambiente, e a solução envolve algo além da simples aquisição de equipamentos profissionais.

Afinal de contas, outros pontos devem ser levados em conta, como:

Posicionamento das caixas de som;
Falta de treinamento e capacitação dos profissionais de audiovisual;
Aquisição de equipamentos caros, mas que não se refletem com a necessidade do ambiente.

Mas esses não são os únicos pontos a serem considerados, como veremos a seguir.

Atenção às características do templo religioso

Se, por um lado, o equipamento e o próprio profissional são desafios importantes para o líder religioso se atentar, na sonorização de igrejas, o seu espaço também interfere na qualidade do som.
Isso porque o acabamento do ambiente deve ser levado em consideração, bem como o número e posicionamento de colunas, a altura do pé direito e, até mesmo, o revestimento equivocado para a acústica.

Vale, nesse aspecto, contratar profissionais do ramo que podem analisar o local, antecipadamente sugerindo as melhores soluções em equipamento audiovisual para que ele se adapte às características do templo, bem como às necessidades do líder religioso.

E isso envolve, acima de tudo, uma reeducação na maneira de pensar e enxergar a sonorização de igrejas.
Muitos líderes religiosos já possuem essa conscientização. Não à toa, muitos deles contam com templos e profissionais altamente capacitados e alinhados com os objetivos de seus cultos.
Ou seja: informar-se a respeito da melhor solução para cada tipo de local é o primeiro passo para contar com uma sonorização de igreja perfeita!

Principalmente, porque remediar o que já foi feito, em termos de aquisição inadequada de equipamento, é uma tarefa que demanda mais investimento e alternativas corretivas, e não definitivas, para que os seus cultos e missas beirem à perfeição!
Procure por auxílio profissional na sonorização de igrejas.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s